A Sanepar divulgou nesta segunda-feira (30) a tabela de rodízio no abastecimento de água em Curitiba e mais 13 cidades da Região Metropolitana para o período de 4 a 15 de setembro. Desde 11 de agosto, o modelo de rodízio em operação é de 36 horas de abastecimento e até 36 horas de suspensão no fornecimento de água.
Está em vigor desde o dia 5 de agosto o decreto 8.299/2021, que estende para todo o Paraná a situação de emergência hídrica, até então válida apenas para a Região Metropolitana de Curitiba e o Sudoeste. O novo decreto é válido por 90 dias. É o terceiro decreto baixado pelo governo estadual desde o ano passado, com o objetivo minimizar os impactos da falta de chuvas e garantir as condições mínimas de abastecimento da população.
- PUBLICIDADE -
Na tabela, estão em vermelho as áreas que não serão afetadas pelo rodízio nas datas em destaque e, em amarelo, as que tiveram seus horários (ou datas) alterados devido a serviços programados. São serviços de manutenção e obras programadas que visam a melhoria do sistema de abastecimento.
No site da Sanepar, é possível consultar a programação do rodízio por endereço. Clientes que atualizaram seu cadastro também recebem por SMS a programação do rodízio para sua região. Nesta segunda-feira, o nível médio dos reservatórios que compõem o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) está em 52,13%. O nível de cada barragem está em torno de: Iraí (42%), Passaúna (59%), Piraquara I (59%) e Piraquara II (56%).
Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão para terça-feira (31) é que na Região Metropolitana e Litoral seja mantida a presença de nuvens, com possibilidade de chuviscos/chuvas fracas principalmente nas praias.


