Desde o início das férias, nesta temporada de verão, temos percebido o aumento dos animais abandonados vagando pelas ruas de Guaratuba e demais cidades do litoral paranaense. Infelizmente essa percepção também ocorreu em períodos anteriores.
Em várias oportunidades anúncios de, principalmente, cachorros perdidos são veiculados na mídia e nas redes sociais para que os donos tomem ciência da situação, porém, em muitos casos os supostos tutores não procuram os animais.
- PUBLICIDADE -
Há um outro tipo de cenário não menos preocupante. Durante o período festivo e de férias, observa-se um aumento de aproximadamente 50% nos casos de abandono de animais domésticos, nos locais onde residem.
Embora não haja um número oficial, essa estimativa é fornecida pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, com base em denúncias e relatos provenientes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e instituições dedicadas ao resgate desses animais.
O abandono ocorre frequentemente quando os tutores desejam viajar, mas enfrentam dificuldades em encontrar um local apropriado para deixar seus animais. O delegado, Guilherme Luiz Dias, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, destaca que o aumento nos casos de abandono prejudica também o processo de adoção de animais.
Atualmente, há alternativas como hotéis para animais, permitindo que os tutores deixem seus animais sob os cuidados de profissionais confiáveis, garantindo alimentação, água e higiene adequadas. Ressalta-se que deixar os animais desassistidos, sem os devidos cuidados, configura um ato criminoso.
Em casos de testemunho de maus-tratos a animais, é possível efetuar denúncias por meio do site da Polícia Civil ou de forma anônima através do canal de denúncias 181.


