Nesta quinta-feira, 02 de março, o Instituto Água e Terra, em parceria com a Prefeitura de Pontal do Paraná, recuperará aproximadamente 350 metros quadrados do bioma natural da orla do Balneário Shangri-lá, no Município de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado.
De acordo com informações, as primeiras mudas foram plantadas nesta quinta. no total, o local receberá cerca de 3,5 mil espécies de pequeno porte, de oito vegetações típicas da restinga, produzidas integralmente no viveiro do órgão ambiental localizado em Morretes.
- PUBLICIDADE -
Ainda de acordo com as informações divulgadas, dentre as mudas, a Capororoca (Myrsine coriácea), Soja-da-praia (Sophora tomentosa), Orelha-de-onça (Pleroma urvilleanum), Vassoura-vermelha (Dodonaea viscosa), Prunus (Eugenia astringens) e Baguaçú (Magnolia ovata) merecem destaque.
O Instituto Água e Terra afirma que a recuperação da restinga também será contemplada na fase dois do projeto, ainda sem data para começar, quando a revitalização da Orla de Matinhos se estenderá para o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne.
O Governo do Estado do Paraná assevera que reestruturar as áreas de restinga é um dos pilares do programa de educação ambiental Paraná Mais Verde, lançado pela Sedest em 2019; o objetivo é despertar a consciência ambiental e aliar desenvolvimento ambiental, econômico e social.
O projeto conta com as seguintes linhas de ação: Revitaliza Viveiros (modernização dos atuais 19 viveiros espalhados pelo Estado), Viveiros Socioambientais (distribuição de mudas), Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção, Datas Comemorativas (plantio de mudas de espécies nativas), Parques Urbanos e o Poliniza Paraná.


