Ilha do Mel terá cobrança de taxa para visitantes a partir de 2026

Medida faz parte do Marco Regulatório da ilha, que estabelece novas regras de turismo e ocupação

Redação Litorânea
Foto: Reprodução Secultur - Paranaguá

A Ilha do Mel, um dos destinos turísticos mais procurados do Litoral do Paraná, passará a cobrar uma taxa de acesso dos visitantes a partir de 2026. A medida foi definida no Marco Regulatório da ilha, sancionado pelo governador Ratinho Jr em fevereiro, e tem como objetivo organizar o turismo e promover o desenvolvimento sustentável do local.

O valor exato ainda não foi definido, mas estimativas iniciais indicam que a taxa deverá ficar em torno de R$ 20 por pessoa. A cobrança será feita por meio de aplicativo, seguindo modelo adotado em outros destinos turísticos do país, como Bombinhas, em Santa Catarina.

- PUBLICIDADE -

Atualmente, os visitantes da Ilha do Mel não pagam nenhuma taxa de acesso, exceto pelo transporte até o local. A implantação da cobrança pretende equilibrar o fluxo de turistas, proteger o meio ambiente e melhorar a infraestrutura do destino.

No litoral paranaense, Guaratuba já adota uma taxa turística, mas apenas para determinados veículos que transportam visitantes, como ônibus, micro-ônibus, vans, motor-homes e trailers. O valor é calculado de acordo com o tamanho do veículo e o período de permanência na cidade, variando de R$ 86,60 a R$ 303,10. A medida visa reduzir impactos no tráfego e organizar o fluxo de visitantes no centro e na orla da cidade.

Compartilhe este Artigo