O Governo do Estado, por meio das secretarias da Saúde (Sesa) e da Educação (Seed), reforça a vacinação contra a gripe mantendo ação constante de imunização nas escolas da rede estadual do Paraná. A ação é constante durante todo o ano. A estratégia busca facilitar o acesso ao imunizante para crianças, adolescentes, professores e funcionários, fortalecendo a prevenção.
A parceria para a vacinação está consolidada e foi destaque entre as melhores experiências do país durante evento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília. Anualmente, equipes das duas pastas realizam reuniões intersetoriais para planejar as ações de imunização que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo. Em 2025 foram promovidas mais de 4,7 mil ações em escolas e também Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), contribuindo para a ampliação da cobertura vacinal.
- PUBLICIDADE -
A vacinação contra gripe para os grupos prioritários está em 47,76%, conforme dados do Ministério da Saúde. O total de doses aplicadas, até agora, é de 2.294.834. Entre as crianças com mais de seis meses e menores de seis anos, idosos acima de 60 anos e gestantes, foram aplicadas 1.413.923 doses da vacina. A população alvo deste publico é estimada em 2.960.260.
Junto com a vacinação de grupos prioritários, o Paraná inicia nesta segunda-feira (29), a ampliação da vacinação contra a gripe para o público em geral. Qualquer pessoa, acima de seis meses de idade, pode ir aos pontos de vacinação espalhados por todos os municípios do Estado para receber a dose.
Segundo o último Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios divulgado pela Sesa no dia 10 de junho, o Paraná soma 10.119 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 1.535 casos foram causados por influenza.


