Após o resultado da totalização das Seções Eleitorais no Estado do Paraná, a Justiça Eleitoral confirma que, a partir de 2023, a Assembleia Legislativa do Paraná, a Alep, terá a maior bancada feminina nos 168 anos de existência da Casa de Leis do Estado do Paraná.
Dentre as 54 cadeiras ocupadas, 10 serão ocupadas por mulheres; de acordo com informações, a atual legislatura detinha o recorde de maior bancada com mulheres, com cinco deputadas no total, todas as atuais parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná foram reeleitas.
- PUBLICIDADE -
De acordo com os números divulgados pela Justiça Eleitoral, a Secretária Márcia, do PSD, somou 75.659 votos; Mabel Canto, do PSDB, somou 70.215 votos; Maria Victória, do PP, somou 52.817 votos; Ana Júlia Ribeiro, do PT, somou 51.845 votos e Luciana Rafagnin, do PT, somou 46.823 votos.
Ainda de acordo com os dados divulgados, a cantora Mara Lima, do Republicanos, somou 46.009 votos; Cristina Silvestri, do PSDB, somou 45.202 votos; Marli Paulino, do Solidariedade, somou 41.262 votos; Flavia Francischini, do União, somou 41.757 votos e Cloara Pinheiro, do PSD, somou 35.151 votos.
O crescimento da bancada ocorrerá no mesmo ano em que será formalizada, oficialmente, a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná; essa, servirá como um órgão que auxiliará na deliberação conjunta dos votos das Deputadas na Casa; a aprovação da Bancada ocorreu em agosto deste ano.



