Os estudantes da rede pública estadual que estão concluindo o Ensino Médio terão inscrição automática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. A novidade vale para alunos de escolas públicas de todo o país e busca facilitar o acesso ao exame.
Com o cruzamento de dados das redes de ensino, os estudantes não precisarão realizar a etapa inicial de cadastro. A inscrição será pré-preenchida automaticamente, cabendo ao candidato apenas acessar a Página do Participante para confirmar a participação até o dia 5 de junho.
- PUBLICIDADE -
Além da confirmação, os alunos deverão informar o município onde desejam fazer a prova, escolher a língua estrangeira e indicar se precisam de atendimento especializado ou recursos de acessibilidade.
O secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, destacou que a medida deve ampliar a participação dos estudantes no exame. “Além de facilitar o processo de inscrição, garante a participação no exame que é uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior”, afirmou.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) informou que realizará ações de mobilização nas escolas para reforçar a importância da confirmação da inscrição dentro do prazo.
Segundo o diretor de Educação da Seed-PR, Anderfábio de Oliveira, a meta é alcançar participação recorde dos estudantes da rede estadual paranaense no Enem deste ano.
O Enem é uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior no Brasil. As notas podem ser utilizadas em programas de acesso a universidades públicas e privadas. As provas estão marcadas para os dias 8 e 15 de novembro.


