Com ações relacionadas à saúde, sustentabilidade e cultura, o projeto Com Ciência encerrou as atividades no Verão Maior Paraná, neste domingo (4), na Praia Brava em Caiobá, Matinhos. Iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) de levar projetos desenvolvidos pelas universidades estaduais, o espaço do projeto recebeu mais de 15 mil visitantes durante um mês.
A programação diversa atraiu o público de uma faixa etária abrangente, incluindo desde crianças até idosos de mais de 90 anos.
- PUBLICIDADE -
Entre as ações culturais previstas no cronograma foram realizadas 17 sessões de cinema com apresentações de filmes nacionais e produções paranaenses produzidas por alunos e professores do curso de Cinema da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). As exibições aconteceram em espaços públicos, nos sete municípios do Litoral paranaense.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) também integrou a agenda cultural com apresentações do filme “Alice no País das Maravilhas” em formato de cine concerto, com trilha sonora executada ao vivo com piano, contrabaixo e violino. O projeto encantou o publico com sessões em Matinhos e Guaratuba.
O encerramento das atividades culturais foi com a apresentação da Big Belas Band, e contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas.
Para o coordenador do projeto, Marcos Aurelio Schemberger, a ação no Litoral foi positiva e contribuiu para destacar a importância do ensino superior estadual. “A participação da Seti com o Com Ciência no Verão Maior Paraná foi muito relevante, pois foi possível apresentar algumas ações desenvolvidas pela secretaria. Também foi mais uma oportunidade para disseminar o conhecimento produzido pelas universidades estaduais, por meio de projetos de pesquisa e extensão para o público em geral, que envolveu pessoas de diversos estados e até de outros países”, afirmou.
O projeto “Nossa praia mais limpa e sustentável” também esteve no espaço Com Ciência durante todo o mês de janeiro e teve um pico de mais de 500 visitantes durante as oficinas desenvolvidas no local. A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Unespar e a cooperativa Eco Pontal, com o objetivo de reaproveitar a casca do coco após o consumo.
Houve demonstração do processo de trituração do resíduo para transformá-lo em fibra, que pode ser reutilizada na produção de objetos artesanais. Com o processo de aproveitamento do coco também é possível produzir um substrato que serve para compostagem, destinado para hortas escolares e jardins públicos.
Expor o projeto no espaço “Com Ciência” foi uma grande oportunidade, segundo a gestora da cooperativa Eco Pontal, Nádia Giacomini. “Interagindo com o público mostramos um pouco da iniciativa, com resultados de pesquisas desenvolvidas pela universidade e contribuímos no despertar da consciência ambiental da população, explicando o caminho do coco descartado até ser reaproveitado”, afirmou.
Outra ação que chamou a atenção dos veranistas foi o programa Couro de Peixe da Unespar, desenvolvido desde 2008 e que tem como finalidade utilizar a pele do peixe, que geralmente é descartada, na confecção de artesanatos. O aproveitamento do material orgânico gera trabalho e renda para moradores das comunidades ribeirinhas dos municípios de Paranaguá, Matinhos, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná. Os produtos foram expostos e comercializados no espaço.
Na área da saúde, foram realizados testes rápidos para sífilis e hepatite, aferição da pressão arterial, exames de pele e orientações sobre a prevenção de doenças, com a colaboração de universitárias do curso de Enfermagem das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e do Norte do Paraná (Uenp). Além disso, os sábados foram dedicados para oficinas de práticas de ressuscitação cardiopulmonar para adultos e crianças.
Para a estudante do 4º ano do curso de Enfermagem da UEPG, Leticia Viegandt, que desenvolveu ações de saúde no espaço do Com Ciência, a participação expandiu sua visão da profissão. “Eu adquiri conhecimento e participei de ações em uma comunidade que ampliou os horizontes na minha formação. Essa experiência proporcionou que eu levasse o conhecimento da universidade para os veranistas, ultrapassando os muros da universidade”, disse.
PREVENÇÃO – Aproveitando o espaço, a equipe do Com Ciência incluiu ações de conscientização contra a dengue após o período de chuvas que atingiu o Estado durante as últimas semanas de janeiro. Ainda na área da saúde, cerca de 300 servidores do Paraná se uniram em ação unificada de combate à doenças propagadas em decorrência das enchentes, como leptospirose e diarreia. A ação alcançou cerca de 200 residências, além de mobilizar centenas de servidores nos espaços públicos, levando informação para milhares de cidadãos.
JOGOS – Entre as atividades desenvolvidas no decorrer de janeiro pela equipe da Seti, esteve a disponibilização de um espaço para os veranistas se divertirem com jogos de tabuleiro, como xadrez, damas e trilha. A área foi a mais movimentada e fidelizou muitos visitantes. Por esse motivo, foram promovidas competições de xadrez semanais e, nos dias 20 e 21, foi realizado um torneio que reuniu mais de 40 enxadristas, com premiação de medalhas e troféus para os melhores colocados.
MANNA – Projeto continuado da área de tecnologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Manna também fez parte das ações universitárias no Verão Maior Paraná. Aproximando crianças e adolescentes da tecnologia, a iniciativa orientou os participantes em relação à pilotagem de drones, além de ter possibilitado a interação do público com robôs e jogos desenvolvidos a partir da robótica.


