O mundo está em alerta devido à pandemia do fungo Fusarium oxysporum, conhecido por causar o “Mal-do-Panamá”, uma doença devastadora que ataca bananeiras. A variante Fusarium Raça 4 já se espalhou pela Oceania, Ásia, Oriente Médio e foi identificada na Colômbia em 2019. Embora o Brasil ainda não tenha registrado casos, a ameaça é real, especialmente para variedades de banana como prata e caturra, que antes eram consideradas mais resistentes. A história mostra que a banana Gros Michel, amplamente cultivada até a década de 1950, já foi dizimada por uma variante anterior do mesmo fungo, e a banana-maçã também desapareceu.
No Paraná, produtores estão familiarizados com uma das variantes do Fusarium. Pesquisas indicam que o uso de calcário é fundamental para corrigir o pH do solo, além de exigir cuidados rigorosos com herbicidas. No entanto, quando o fungo se instala, a única solução é a eliminação da planta afetada.
- PUBLICIDADE -
Guaratuba, um dos maiores produtores de banana do litoral paranaense, tem adotado medidas rigorosas para controlar este fungo, que tem um alto potencial de propagação. As ações preventivas são essenciais para proteger a produção e garantir a sustentabilidade dos bananais na região.



